Poesia na Academia apresenta a obra Desolación
O projeto da Academia de Letras da Bahia homenageia a poeta chilena Gabriela Mistral, na ocasião dos cem anos de sua obra.
No encontro de julho, o projeto Poesia na Academia refere o centenário do livro Desolación, de Gabriela Mistral. A leitura crítica, o recital e a apresentação musical acontecerão nesta quinta-feira,dia 28, a partir das 19h, no canal da Academia de Letras da Bahia no YouTube.
A coordenadora do projeto, acadêmica e professora Heloísa Prazeres fará a leitura crítica do livro centenário, Desolación (1922), de Gabriela Mistral, primeira poeta latino-americana, chilena, laureada com o Prêmio Nobel de Literatura (1945).
Participarão do recital poético, o professor e intelectual paraguaio, radicado na Bahia, Miguel Ángel Mongelós, e a psicopedagoga e integrante do Grupo de Canto Sol de Si e do Grupo de Poesia de Porto Alegre, Verônica Alfonsín. O sociólogo e músico Demétrio Xavier, dedicado há quase quatro décadas à pesquisa e difusão da música popular de matriz crioula do Prata e do Chile, fará a apresentação musical.
O projeto Poesia na Academia faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia na criação de eventos que promovem a aproximação das letras, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.