Poesia na Academia celebra Aramis Ribeiro Costa
No último encontro do segundo ciclo do projeto, o acadêmico apresenta uma leitura crítica do seu livro “Uma Varanda para o Jardim”.
A Academia de Letras da Bahia (ALB) tem a honra de anunciar o sétimo e último encontro do segundo ciclo do projeto “Poesia na Academia”, que será realizado no dia 30 de novembro, às 19h, no canal do YouTube da instituição. O destaque desta noite especial será a homenagem ao escritor Aramis Ribeiro Costa, em comemoração aos 30 anos da publicação de seu romance “Uma Varanda para o Jardim” (Salvador: Editora Marfim, 1993).
Aramis Ribeiro Costa, atuando como contista e romancista, é conhecido por sua linguagem concisa e sóbria, explora a alma dos personagens do cotidiano com maestria. Seu livro “Uma Varanda para o Jardim” será o centro das atenções nesta edição de encerramento do segundo ano do Poesia na Academia, projeto coordenado pela acadêmica Heloísa Prazeres, que tem desempenhado um papel fundamental na condução do ciclo e na promoção da literatura baiana, nacional e internacional.
A noite contará com a leitura crítica de Aramis Ribeiro Costa, que compartilhará percepções sobre os 30 anos da publicação de “Uma Varanda para o Jardim”. Elogiado por construir cenários ricos em acontecimentos humanos, submetendo seus personagens a frustrações cotidianas em contextos soteropolitanos, o autor demonstra técnica apurada e talento narrativo ímpar na construção de suas obras.
Além da leitura crítica, o recital literário contará com a participação de renomados nomes da literatura baiana, incluindo Gerana Damulakis, imortal da Academia de Letras da Bahia, Marcus Vinicius Rodrigues, vice-presidente da ALB, e Rafael Gama Moreira, membro efetivo da Academia de Letras de Itabuna. A apresentação musical será conduzida por Ritta Cidhreira, poeta, cantora e instrumentista baiana.
O projeto Poesia na Academia torna acessíveis importantes obras, acontecimentos, autores e autoras da literatura baiana, brasileira e mundial. O evento, que se compõe de sete edições anuais, inclui leitura crítica, recital literário e performance musical, promovendo o encontro entre a poesia e a sociedade.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.