Poesia na Academia debate ‘A paixão segundo G.H’, de Clarice Lispector
Na próxima quarta-feira (30), às 19h, acontece a primeira apresentação em 2025 do projeto Poesia na Academia (PnA), que chega ao seu quarto ano. Evento virtual da Academia de Letras da Bahia, a coordenação é da Acadêmica, professora e poeta Heloísa Prazeres.
A cada edição, convidados, Acadêmicos ou Acadêmicas conduzem uma intervenção crítico-informativa, com a mediação de um especialista no tema proposto. Também são realizados recitais e uma apresentação musical.
Nesta edição, o tema é a voz definitiva de Clarice Lispector (1920-1977), mais de seis décadas após o lançamento do livro ‘A paixão segundo G.H’. (1964), texto introspectivo, observação dos processos mentais da protagonista e das operações de sua escrita. Para muitos o seu maior legado literário.
Os convidados são a Acadêmica, escritora, pesquisadora e professora Mirella Márcia Longo Vieira Lima, que vai falar sobre alguns processos criativos da autora na obra em questão. Junta-se a ela a professora, pesquisadora e presidente da Cátedra Fidelino de Figueiredo (UNEB), Rita Santos. A mediação será do professor, escritor e pesquisador Suênio Campos de Lucena.
A música ficará por conta do arranjador, produtor, educador musical, cantor e compositor gaúcho Marcelo Delacroix.
De acordo com sua idealizadora, Heloísa Prazeres, o PnA tem como um dos objetivos prestigiar o trabalho de acadêmicos e acadêmicas da ALB, bem como de outras Academias da Bahia. O evento também dedica-se à divulgação da poesia de poetas brasileiros e estrangeiros (em tradução).
Lançado em 2022, o PnA já reuniu, em um total de 17 edições, um público de mais de quatro mil espectadores no canal da ALB no Youtube.
O evento é aberto ao público e gratuito. Não é necessário fazer inscrição. Basta acessar a ALB no Youtube (link na bio).
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.