Poesia na Academia discute obra centenária de Manuel Bandeira
Ruy Espinheira Filho é um dos convidados do projeto realizado pela Academia de Letras da Bahia
Nesta quinta-feira (01 de agosto), às 19h, acontece a terceira edição de 2024 do projeto Poesia na Academia. Coordenado pela Acadêmica Heloísa Prazeres, o evento é realizado em formato exclusivamente on line, com a curadoria dos também Acadêmicos Edilene Matos e Aleilton Fonseca. São seis encontros anuais, compostos por leitura crítica, recital literário e performance musical.
Nesta edição, o tema é ‘Centenário da Publicação do livro Poesias, de Manuel Bandeira’. A intervenção literária será realizada pelo poeta, ensaísta, jornalista, cronista, contista e romancista Ruy Espinheira Filho. Considerado por Carlos Drummond de Andrade um autor de uma “poesia concentrada e de sutil expressão”, Ruy Espinheira Filho é consagrado pela crítica e ganhador dos principais prêmios literários do país. Em ‘A invenção da poesia’, o poeta baiano reúne suas criações líricas produzidas entre 2019 e 2022.
Participam, ainda, o escritor Wesley Barbosa, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), autor de ‘Laboratório de incertezas’, ‘Pausa para um beijo e outros poemas’, entre outros; a comunicóloga Marina Moreno, que também é pesquisadora e estudiosa do cinema e audiovisual, bem como colaboradora da Academia de Letras da Bahia; e a ensaísta, professora, escritora, poeta e gestora cultural Silmara Santos de Oliveira, ex-presidente da Academia de Letras de Itabuna.
A apresentação musical ficará por conta da poeta, cantora e instrumentista Ritta Cidhreira.
Como destaca Heloísa Prazeres, o projeto Poesia na Academia é indicado para qualquer pessoa interessada em conteúdos literários, principalmente, de poesia: “Com isso, pretendemos fortalecer a divulgação das literaturas brasileira, portuguesa, latino-americana e estrangeira (em tradução). Não se trata de um encontro voltado exclusivamente para quem tem formação na área de letras, ao contrário: promove-se contato introdutório às questões literárias, fomentando o ambiente de comunicação”.
A Academia de Letras da Bahia possui apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Link: YouTube da Academia de Letras da Bahia – www.youtube.com/@AcademiadeLetrasdaBahia