Poesia na Academia faz homenagem a Jorge Amado
O projeto da Academia de Letras da Bahia comemora os 110 anos de nascimento do escritor baiano.
No encontro de agosto, o projeto Poesia na Academia refere-se aos 110 anos do escritor Jorge Amado. A leitura crítica, o recital e a apresentação musical acontecerão nesta quinta-feira, dia 25 de agosto de 2022, a partir das 19h, no canal da Academia de Letras da Bahia no YouTube.
A coordenadora do projeto, acadêmica e professora Heloísa Prazeres convida o Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite para a leitura crítica do texto “A poesia de Tenda dos milagres: axé, catolicismo popular e diversão.” No recital serão lidos excertos, com a participação de Wesley Correia, José Inácio Vieira de Melo e Raquel Rocha. Ao público será dada a oportunidade de assistir também à Dona Salvadora, dirigida e acompanhada ao violão por Amadeu Alves e por Allef Baiano. Dona Salvadora cantará canções de seu repertório com as habituais características performáticas de suas interpretações de músicas tradicionais, de feição etnográfica, que impactam a importância da louvação das referências culturais baianas.
O projeto Poesia na Academia faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia na criação de eventos que promovem a aproximação das letras, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.