Poesia na Academia faz homenagem a Ruy Espinheira Filho
O sarau tem como tema a poesia e a memória do acadêmico que completou 80 anos, em dezembro de 2022.
Em comemoração aos 80 anos do poeta e acadêmico Ruy Espinheira Filho, o Poesia na Academia do mês de junho fará homenagem a este grande nome da literatura baiana, que prestigiará a apresentação com sua presença. Excepcionalmente, o sarau acontecerá na última sexta-feira do mês (30.06), às 19 horas, no canal da Academia de Letras da Bahia, no YouTube.
No segundo dos seis encontros de 2023, coordenados pela escritora e acadêmica Heloísa Prazeres, o doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, crítico literário, ensaísta, jornalista e poeta, Ricardo Vieira Lima, apresentará o texto “A invenção da poesia: 80 anos de Ruy Espinheira Filho”.
Do recital literário, participam o acadêmico, da cidade de Cruz das Almas, professor e escritor Wesley Correia; a atriz, professora, escritora e poeta Rita Santana; e Raquel Rocha, membro e diretora de comunicação da Academia de Letras de Itabuna, ALITA. A apresentação musical tem como convidada a cantora e compositora Flávia Wenceslau, vencedora de dois prêmios Caymmi de Música (2007 e 2017) e com músicas interpretadas por Maria Bethânia, Mariene de Castro e Margareth Menezes.
O projeto Poesia na Academia torna acessível importantes obras, acontecimentos, autores e autoras da literatura baiana, brasileira e mundial e faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia para promover a aproximação das letras, culturas e artes com a sociedade.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.