Poesia na Academia homenageia Natália Correia
No centenário da poeta, escritora e política portuguesa o projeto revisita sua obra.
A Academia de Letras da Bahia (ALB) anuncia a quarta apresentação do projeto “Poesia na Academia”, que ocorrerá no dia 31 de agosto, às 19h, no canal do YouTube da instituição. Coordenado pela acadêmica e professora Heloísa Prazeres, neste mês homenageia o centenário do nascimento de Natália Correia (1923-2023), uma das principais vozes femininas portuguesas no século XX.
Nessa noite, a leitora literária Doutora em Literatura Comparada, Fundadora da Cátedra Fidelino de Figueiredo, convênio entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Instituto Camões (Portugal), Rita Aparecida Coelho Santos compartilhará sua leitura da poeta portuguesa Natália de Oliveira Correia (1923 – 1993) Poeta, ficcionista, contista, dramaturga, ensaísta, editora, jornalista, cooperativista e política.
O recital literário contará com a participação da psicanalista Cláudia Mascarenhas; do acadêmico da ALB e crítico literário Décio Torres; e do mestre e professor Miguel Ángel Mongelós. A apresentação musical ficará por conta da musicista e educadora Lígia Callaz.
Sobre o autora
Natália Correia, a talentosa poetisa, escritora e política portuguesa nascida em 13 de setembro de 1923, deixou uma marca profunda na literatura e na defesa dos direitos humanos e das mulheres. Sua poesia, enraizada em paixões e percepções sociais, abordava temas como amor, liberdade e opressão, capturando complexas emoções com uma voz destemida. Além de suas realizações literárias, Natália Correia destacou-se como Deputada à Assembleia da República, onde defendeu os direitos humanos e das mulheres, impulsionando uma visão progressista de justiça social e igualdade de gênero. Sua obra continua a brilhar como testemunho de coragem e paixão, iluminando gerações e deixando um legado inspirador.
O projeto Poesia na Academia torna acessível importantes obras, acontecimentos, autores e autoras da literatura baiana, brasileira e mundial. O evento, que se compõe de seis edições anuais, inclui leitura crítica, recital literário e performance musical, promovendo o encontro entre a poesia e a sociedade.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.