Socials

Carlos Ribeiro

Cadeira 5

Foto: arquivo

Biografia

Carlos Jesus Ribeiro nasceu em Salvador – Bahia, a 19 de agosto de 1958, filho de Amadeu Alves Ribeiro (1912-1973) e Maria Mirena de Jesus Ribeiro (1925-1981). Iniciou seus estudos na Escola Santa Tereza, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador, mudando-se, aos oito anos de idade, para o famoso bairro de Itapuã, tema recorrente dos seus contos e romances. Fez o curso ginasial no Colégio Estadual Lomanto Júnior, onde seu pai desempenhava as funções de vice-diretor e professor de português e francês, e o segundo grau nos colégios Central, em Nazaré, e Águia, na Praça da Piedade. Cursou jornalismo pela escola de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde se formou, em 1981. Fez mestrado e doutorado em Teoria da Literatura, no Instituto de Letras da UFBA, sobre aspectos da lírica e de crítica social na obra do cronista Rubem Braga.

Autor de contos, romances e ensaios, tem resenhas, artigos, entrevistas e reportagens publicados em suplementos culturais e revistas literárias de Salvador e de outros estados, a exemplo de A Tarde Cultural, Revista da Academia de Letras da Bahia, Revista da Bahia, Exu, Qvinto Império e jornal Rascunho, de Curitiba. Em 1988 venceu o concurso de contos promovido pela Academia de Letras da Bahia, com originais intitulados Vozes do tempo. Desde 1998, co-edita a revista de arte, crítica e literatura Iararana.

Como jornalista, dedicou-se durante 15 anos ao trabalho de divulgação científica. Participou de expedições à Antártida e ao Amazonas e visitou diversas reservas naturais brasileiras, a exemplo dos parques nacionais de Monte Pascoal, Chapada Diamantina, Abrolhos (BA), Lençóis Maranhenses (MA) e Emas (GO); estações ecológicas do Raso da Catarina (BA), Aiuaba (CE) e do Parque Natural do Caraça (MG), entre outros, sobre os quais escreveu reportagens para revistas do Brasil e do exterior, dentre as quais se destacam Ciência Hoje, Revista Geográfica Universal,Ecologia & Desenvolvimento, Geomundo (EUA) e BBC Wildlife (Inglaterra). Trabalhou durante 14 anos na Fundação Cultural do Estado da Bahia, no Departamento de Literatura e Documentação e no Projeto História dos Bairros de Salvador, onde realizou trabalho de pesquisa sobre o bairro de Itapuã; e no Museu de Ciência e Tecnologia, onde exerceu o cargo de assessor de imprensa. Atuou durante três anos, de 2000 a 2003, como repórter cultural do jornal A Tarde, do qual é colaborador.

Em 2007 passou em concurso para o Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, onde exerce a função de professor adjunto, de coordenador editorial da revista acadêmica Recôncavos (www.ufrb.edu.br/reconcavos) e coordenador do projeto de pesquisa Jornalismo literário: um olhar mais humano sobre as gentes, a natureza e os costumes do Recôncavo Baiano. Ocupa a cadeira nº 05 da Academia de Letras da Bahia.

Pular para o conteúdo