Edilene Dias Matos

Cadeira 13

Foto: arquivo

Biografia

Edilene Matos é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na USP (São Paulo). Tem Pós-Doutorado em Poéticas da Voz pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense. Foi Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi, também e por um longo período Diretora do Departamento de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atualmente, é profa. da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, além de Presidente da ABRAVOZ (Associação Brasileira de Pesquisadores da Voz). Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados (ex: Uma lição de amigos DO Leitura, SP, 2001; Um canto para Cecília Meirelles ao som do cravo, Revista Ângulo, Lorena, 2001; Comentário à entrevista de Villa-Lobos concedida a Antonio de Alcântara Machado (Villa-Lobos e o Folclore Nacional, SP, DO Leitura, 2001) Possui vários capítulos de livros (ex: La nature comme personnage. Confontation entre Eros et Thanatos. In: Ensayos Semióticos (domínios, modelos y miradas desde el cruce de la naturaleza y la cultura, México, Miguel Angel Porrua ed, 2000 e 8 livros publicados (ex: O boquirroto de megafone e cartola -RJ, Manatti Editora, 2004 -; Castro Alves Imagens fragmentadas de um mito – SP, EDUC/FAPESP, 2000 -; Minelvino Francisco Silva – SP, Hedra, 2000 -Ele, O tal, Cuíca de Santo Amaro – Salvador, Secretaria de Cultura, 1998, Notícias de um boquirroto Possui itens de produção técnica. Participou de vários congressos no Brasil e no exterior. Atua na área de Cultura e Arte,, com ênfase em Cultura Brasileira. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Literatura Brasileira, cultura brasileira, imaginário, poéticas orais, diálogo, oralidade, popular, voz, cordel, crítica, ficção e intertextualidade.

 

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