Sábado das Artes na Academia visita Viga Gordilho

Sábado das Artes na Academia visita Viga Gordilho

Com uma trajetória de 50 anos, a artista plástica baiana compartilha sua poética, obras e vida com a acadêmica Lia Robatto.

O mês de julho na Academia de Letras da Bahia termina com mais uma edição do programa Sábado das Artes. No dia 26 de agosto, a acadêmica Lia Robatto conversa com Viga Gordilho sobre sua prolífera carreira nas artes plásticas. O encontro virtual será transmitido a partir das 19 horas, no canal da ALB no YouTube. 

Viga Gordilho é uma destacada artista plástica baiana e professora da Escola de Belas Artes da UFBA, com uma sólida formação acadêmica. Possui graduação em Desenho e Plástica pela UFBA, mestrado em Artes pela mesma instituição e doutorado em Artes pela USP. Além de lecionar no campo da Arte-Educação e no programa de pós-graduação em Artes Visuais, Viga também ocupou cargos importantes e participou de comitês e conselhos relacionados às artes e à educação. Seu trabalho artístico abrange exposições no Brasil, África do Sul e Europa, investigando os símbolos provenientes do entrelaçamento cultural afro-indígena brasileiro. Ela utiliza a pintura expandida como meio de expressão, criando uma poética do silêncio através das paisagens simbólicas das águas dos oceanos e rios.

Entre seus livros publicados, destacam-se: “Cantos Contos Contas – Uma trama às águas como lugar de passagem?”, “Onde se esconde o cinza luminoso?”, “Onde as casas se vestem de céu?”, “Ruínas Fratelli Vita” (organização), além dos anais dos 18º e 19º Encontros da ANPAP (organização). Algumas de suas obras mais reconhecidas incluem os coletivos “Afetos roubados no tempo”, “Guard(a)res”, “Ruínas Fratelli Vita”, “Banco à Memória”, “Vitrine”, “Outros papéis”, “Entre folhas”, “BTS em retalhos”, “Tramas, tramas e tramas” e “Alguns grãos poéticos em outros retalhos”.
O Sábado das Artes é um programa de aproximação e diálogo da Academia de Letras com a área das artes. O bate-papo online reúne artistas para falar sobre suas inspirações, a relação com a literatura, conceitos estéticos e éticos, processos de trabalho, seus sonhos e utopias. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo