Seminário Arte e Pensamento Quilombola na ALB

Seminário Arte e Pensamento Quilombola na ALB

Academia de Letras da Bahia em diálogo com as produções artísticas e o pensamento contemporâneos das comunidades quilombolas.

Dando sequência ao diálogo da Academia de Letras da Bahia com a arte e o pensamento decolonial, acontece no dia 27 de setembro (segunda-feira), no canal da ALB, o Seminário Arte e Pensamento Quilombola. A transmissão começa às 19 horas, com mediação de José Roberto Severino, Prof. Dr. da Facom/UFBA, e tem emissão de certificado aos participantes. 

O Seminário Arte e Pensamento Quilombola traz nesta edição a participação de lideranças e artistas de quilombos urbanos, do Recôncavo Baiano e da Região Metropolitana de Salvador. A arte se fará presente com a poesia de Rosane Viana Jovelino, poeta, especialista em Gestão Estratégica Pública (Unicamp) e membro do Núcleo de Mulheres Quilombolas da Bacia e Vale do Iguape – Marias Felipas. O pensamento e a militância serão representados por Eliete Paraguassu, liderança quilombola e da pesca artesanal da Ilha de Maré; Ananias Viana, quilombola, ativista e educador popular; Dona Bernadete Pacífico, líder da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares (Simões Filho/BA). 

Para propor um debate sobre a arte e o pensamento quilombola contemporâneos, a ALB traz como convidada a coordenadora do CPP – Conselho Pastoral de Pescadores e Pescadoras, Zezé Pacheco. A mediação fica a cargo do Professor Doutor José Roberto Severino, historiador, pesquisador e membro da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

O primeiro encontro do projeto, em julho deste ano, apresentou as produções dos povos indígenas, obtendo grande aceitação do público. Com esta edição, o Seminário Arte e Pensamento se estabelece como uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia para promover o diálogo com produções decoloniais contemporâneas, no campo das artes e da intelectualidade.  

O Seminário Arte e Pensamento Quilombola é um evento gratuito e aberto ao público, para participar basta acessar os canais do YouTube da Academia de Letras da Bahia ou o Canal Àwúre, no dia 27/09/21, às 19h. Os estudantes, e demais interessados, terão a oportunidade de receber um certificado de participação (02 horas), o link para inscrição será disponibilizado durante a transmissão ao vivo. 

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo