Tem Carnaval na Academia de Letras da Bahia
A folia momesca e a literatura são temas do Colóquio Carnaval e Literatura.
O Colóquio Carnaval e Literatura tratará de temas relacionados à economia, artistas e a representação da maior festa popular do Brasil na literatura. O acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues será o anfitrião e fará a mediação. O Colóquio Carnaval e Literatura acontece virtualmente, na próxima segunda-feira, 28 de fevereiro, às 19 horas, no canal da ALB no YouTube.
A suspensão das festas populares e do carnaval, tão marcantes na cultura baiana, tornou-se mais uma questão a ser pensada dentro do contexto da pandemia de covid-19. O abalo na economia que abrange as festas, em especial a folia momesca, nos leva a pensar como serão os futuros carnavais e, também, na ligação afetiva que com a maior festa popular do Brasil.
O acadêmico Marcus Vinicius Rodrigues será o anfitrião e receberá convidadas e convidados para falar sobre a economia em torno da folia momesca, os artistas que surgem e se destacam a partir da cultura do carnaval, a presença da festa na literatura e como fonte de inspiração para as histórias.
O evento será dividido em dois momentos, o primeiro com apresentações de palestras e o segundo com conversas. A pesquisadora Carlota Gottschall abrirá o Colóquio com o tema carnaval e economia criativa; a professora da pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, Marilda Santanna, falará sobre seu livro “As donas do canto” (SciELO – EDUFBA, 2009), fruto de uma tese de doutorado que analisa a trajetória das cantoras Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo.
No segundo momento, o poeta, jornalista, artista digital e compositor Bernardo Almeida fala sobre seu livro “A Utopia do Carnaval Sem Fim” (Penalux, 2020); o editor do Movimento SobreGentes, Dan Maior, falará sobre o livro “Folia – Histórias de Carnaval (SobreGentes, 2021), o livro é uma homenagem à festa que reúne histórias de carnavais; o fechamento será com o músico, criador e mestre de cerimônias da Jam no MAM, Ivan Huol, que falará sobre a sua outra criação, o Microtrio e suas histórias de carnaval.
O Colóquio Carnaval e Literatura faz parte dos esforços da Academia de Letras da Bahia para uma aproximação da sociedade com as letras, a academia, a arte e a cultura, através da discussão de temas relevantes na contemporaneidade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.