Curso Castro Alves da ALB destaca literatura baiana
Com uma vasta programação, o curso acontece, online e presencialmente, em Salvador e no interior da Bahia.
Salvador, Bahia – A 46ª Edição do Curso Castro Alves, uma tradição da Academia de Letras da Bahia, está marcada para acontecer de 20 a 22 de setembro de 2023, e neste ano, traz como destaque a XVI Edição do Colóquio de Literatura Baiana. O evento, fruto da parceria entre a Academia de Letras da Bahia (ALB) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), promete ser uma celebração da rica herança literária baiana.
O Curso Castro Alves é uma referência na Bahia e este ano retoma atividades presenciais na sede da Academia de Letras da Bahia, o Palacete Góes Calmon, e no Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Caetité-BA. Sob coordenação geral do acadêmico e professor Aleilton Fonseca (UEFS-ALB), o evento híbrido terá sessões de comunicações transmitidas pelos canais da ALB, PROGEL-UEFS e Universidade da Gente–UNEB, no Youtube, entre às 14h30 e 21h.
Em concomitância ao Curso, o XVI Colóquio de Literatura Baiana reúne acadêmicos, pesquisadores e amantes da literatura, para abordar tópicos relevantes da literatura baiana, proporcionando uma visão aprofundada da riqueza literária da região.
O evento contará com a participação de renomados acadêmicos e pesquisadores que discutirão uma variedade de tópicos literários. Alguns dos temas que serão abordados incluem linguagem poética, lirismo, literatura infantil, literatura baiana e sua relação com a sociedade brasileira, desconstrução da historiografia oficial do Brasil, literatura de resistência e muito mais.
Na ocasião, será lançada presencialmente a Revista da ALB Nº 61, com o lançamento online ocorrido em abril deste ano. O lançamento será no dia 21 de setembro, às 18h30, na sede da Academia de Letras da Bahia, logo após a palestra “Os Cantos Castroalvinos ao Dois de Julho”, por Edvard Passos (UFBA), e coordenada pelo presidente da instituição, o acadêmico e antropólogo Ordep Serra.
Este evento literário promete ser uma oportunidade única para explorar a rica herança literária da Bahia, discutir tópicos relevantes e celebrar a cultura literária contemporânea.
Para obter informações detalhadas sobre a programação completa do XVI Colóquio de Literatura Baiana, acesse o PDF a seguir:
O Curso Castro Alves é uma realização da Academia de Letras da Bahia, que conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.